Incentivo revela talentos de atletas paranaenses

janeiro 25, 2012

As aulas de iniciação de taekwondo oferecidas no Paraná por meio da recém-criada Secretaria de Estado do Esporte, antiga Paraná Esporte, na capital paranaense, vem revelando grandes talentos na modalidade.

O taekwondo começou a ser praticado nas dependências da atual Secretaria de Esportes há dois anos, com uma turma de apenas 15 alunos. Hoje, já é possível realizar o atendimento de 180 jovens. Apesar de haver uma lista de espera de aproximadamente de 100 pessoas, há possibilidade, segundo os técnicos, de ampliação do projeto. Os atletas que têm boas habilidades são encaminhados para treinar, de graça, na Academia Rodrigo Ferla, em Curitiba. Os mesmos passam por um treinamento especializado de competição. Além disso os esportistas contam com auxílio do preparador físico da seleção brasileira Thiago Pereira, que encaminha a equipe para os treinos.

Conforme o secretário Evandro Rogério Roman, o Governo do Estado está comprometido com as causas do esporte, valorizando o atleta paranaense de todas as modalidades. Nos últimos anos começaram a se destacar talentos no taekwondo que, em pouco tempo de prática, conseguiram representar Curitiba nos JOJUP´S, o Estado no Campeonato Brasileiro e teve representantes nas Olimpíadas Escolares, Programa Talento Olímpico Top 2016 e Top 10 do Ranking Nacional. Fazem parte do grupo de competição 17 jovens de ambos os sexos na faixa etária de 14 a 20 anos, sendo um dos maiores do Estado. “Esses resultados repercutem nos demais praticantes de taekwondo e servem de espelho para que outros alunos se tornem atletas. Assim eles começariam a participar de competições criando gosto pela prática. Dessa forma, novos talentos podem surgir representando não somente a cidade, mas também o Estado e até mesmo o País.”, revela Ferla.

Incentivo revela talentos de atletas paranaenses

Atletas da academia Rodrigo Ferla

Resultados
Campeonato Sulparanaense – Foi o primeiro campeonato de 2011 e aconteceu na cidade de Castro no mês de maio. A equipe inteira participou e foi campeã geral. Este campeonato servia de preparação para os próximos. Todos os atletas chegaram à final e tiveram um saldo de 14 campeões e 3 vices.

Campeonato Brasileiro Interclubes – Aconteceu na cidade de Itabira – MG e foi o primeiro campeonato que contou pontos para o Ranking Nacional da Confederação Brasileira de Taekwondo. Pela distância e pelo custo, apenas dois atletas representaram a equipe, Thales Felipe e Guilherme Rodrigues, ficando os dois em 5.º lugar em suas categorias.

Campeonato Paranaense – Realizado no mês de junho em Matinhos. Esse campeonato era seletiva para o Brasileiro, e pela primeira vez a equipe contou com atletas na seleção estadual. Classificaram-se para a disputa do Brasileiro os atletas João Gabriel Mendonça e Erioberto Alves.

Campeonato Brasileiro Juvenil e Sub-21 – Disputado no mês de julho em Porto Velho – RO. O atleta João Gabriel terminou em 4.º lugar, e o Erioberto Alves, em 6.º. Nessa competição a seleção paranaense, participando pela primeira vez, terminou como vice-campeã geral. O técnico Rodrigo Ferla foi um dos técnicos.

Jogos Estudantis do Paraná – Campeonato realizado na cidade de Tibagi e que formaria a equipe que iria disputar as Olimpíadas Escolares. De seis vagas para a seleção estadual, a equipe da academia colocou um (Rafael Assis) e quatro na seleção municipal (Everton Camargo, Gianfranco Souza,Raphael Wons e Bruna Rochelle).

Porto Alegre Open – Campeonato Open que valia pontos para o Ranking Nacional. Foi no mês de julho em Porto Alegre. A equipe participou com 10 atletas sendo 6 campeões, 2 vices e 2 terceiros lugares. Participaram equipes do Brasil, Argentina e Uruguai.

Copa Paraná – Realizada em Maringá no mês de agosto. Essa competição foi seletiva para a Copa do Brasil. Mais uma vez a equipe colocou um integrante na seleção paranaense , o atleta Thales Felipe, que foi campeão na categoria adulto até 58 kg.

Copa do Brasil – Foi disputada uma semana depois da Copa Paraná e aconteceu na cidade de Fortaleza. A seleção estadual teve um representante da equipe, o atleta Thales Felipe, que fez três lutas ganhando duas e perdendo a semifinal.

Seletiva Municipal para os JOJUP´S – Ocorrida no mês de setembro no Ginásio Oswaldo Cruz, em Curitiba. De 23 atletas da seleção municipal, 13 foram da equipe e mais o técnico Rodrigo Ferla.

Brazil Open – Aconteceu na cidade de Curitiba em outubro. A equipe foi campeã geral e teve um recorde de atletas/alunos participando, com 75 inscritos. O campeonato teve atletas do Brasil, Chile e Argentina e valeu pontos para o Ranking Nacional.

JOJUP´S – Com o maior número de atletas na equipe de Curitiba, a cidade terminou em 4.º Lugar no geral com apenas uma medalha de ouro a menos que a campeã e vice, Maringá e Londrina, e atrás também de Cascavel, que teve maior quantidade de 4.º e 5.º Lugares.

Argentina Open – Pela primeira vez a equipe foi para fora do país para disputar um campeonato. O Argentina Open aconteceu na cidade de Buenos Aires no mês de novembro e contou com equipes do Brasil, Argentina e Chile. A equipe foi com nove atletas sendo que oito chegaram à final com o saldo de três campeões e cinco vices. Aproveitando a viagem houve um treino e um amistoso com atletas da seleção argentina juvenil e adulto, no Centro de Alto Rendimento da Argentina.

Olimpíadas Escolares – A equipe teve cinco atletas participando sendo um pelo Paraná e quatro por Curitiba. A única medalha de Curitiba nos esportes individuais foi do atleta Everton Camargo, que conquistou o bronze.

Fonte: http://www.esporte.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3182&tit=Incentivo-revela-talentos-de-atletas-paranaenses-


Deixe uma resposta