Brasil é campeão dos Jogos Paralimpicos de Tóquio

setembro 23, 2021

O parataekwondo fez a estreia nos Jogos Paralimpicos com dois representantes da equipe Ferla na seleção  brasileira que terminou da melhor forma possível como o primeiro lugar por equipe com 3 medalhas sendo 1 ouro para o Nathan Torquato, 1 prata com Débora Menezes e 1 bronze com Silvana Fernandes.


Esse feito contou com 2 representantes da Equipe Ferla. Um deles é Rodrigo Ferla, Técnico da seleção paralimpica . Ferla está a frente do parataekwondo nacional desde que a CBTKD iniciou o departamento da modalidade e exaltou o feito alcançado em Tóquio ” tinhamos feito um trabalho para conquistar as 3 medalhas, era algo que toda a seleção sabia que era possível, mas ser campeão por equipe era mais mais difícil já que havia outras equipes fortes que contava com mais atletas classificados que o Brasil. Mas no final deu certo os resultados e ganhamos lutas nos confrontos diretos contra essas equipes e saímos com o resultado histórico para o Brasil e terminamos o ano como o melhor parataekwondo do mundo”.
A outra representante da equipe é Débora Menezes que se transferiu para o Paraná e hoje reside em Curitiba, treinando na Equipe Ferla. Débora que é atual campeã mundial, repetiu a mesma final contra a atleta do Uzbequistão que ela havia vencido em 2019 mas dessa vez o ouro veio para a adversária que ganhou de 8 x 4.

Além da Débora,  a equipe teve resultado com Silvana Fernandes que passou os últimos meses treinando em Curitiba e conseguiu o bronze após ganhar da Turca Ganze Gurdal. Ela iniciou a competição ganhando da atleta norte americana e perdendo na semi para Lisa Ganssen da Dinamarca. Dessa forma ela foi para a repescagem e conquistou o bronze e o ouro ficou com Nathan Torquato que ganhou 3 lutas contra atleta da equipe de refugiados, Japão e na semi contra o atleta da Itália.  A final que seria contra Russia ou Egito não aconteceu já que o atleta russo deu um golpe não permitido lesionando o atleta egípcio causando assim a sua desclassificação.

Dessa forma o Brasil encerra um ciclo da melhor forma possível e ja começa o trabalho visando Paris 2024.

 

Imagem destaque


Deixe uma resposta